O Sofrimento Desnecessário

Por: Ryath (Inspirado e intuído espiritualmente)

O sofrimento, e estamos falando do sofrimento psicológico, mas mesmo dentro do que é psicológico, ou seja, do campo das emoções e pensamentos, não falamos de todo ele, mas sim de parte dele.
Eckhard Tolle tem uma frase muito interessante, que é assim: “O sofrimento é necessário, até que você não se dê conta de que ele não é necessário”.
Isso comunga muito com a ideia budista, cujo objetivo acabar com um monte de sofrimentos possíveis com a conquista da iluminação.
Mas a iluminação não traz o fim de todo sofrimento, assim podemos notar que Chico Xaviér, Jesus Cristo, São Francisco, Gandhi e tantos outros, que são iluminados, mas que sofreram em suas vidas.
O Budismo traz um treinamento focado em acabar com o sofrimento, e culturalmente funciona melhor do que outros métodos para atingir a iluminação, que não são focados nesse termino. É um questão não só de avançar muito na espiritualidade, mas também de enfocar em um treinamento para acabar com o sofrimento, nos desprendendo do que traz sofrimento, incluindo o ego.
O desprendimento do ego é uma coisa básica para atingir a iluminação, mas o treino para não sofrer não, coisa que o Budismo traz, evitando a dor até certos pontos.
Voltando a frase de Eckhard Tolle, nós criamos coisas em nossa mente e alimentamos nossos sofrimentos, fazemos isso com pensamentos, e eles trazem emoções ruins. Procurar manter pensamentos otimistas e felizes nos fará muito bem sempre.
Mas precisamos nos conscientizar dos pensamentos ruins que mantemos e boicota nossa felicidade, isso é autoconhecimento.
É preciso uma investigação profunda em nós mesmos, e muitas vezes também de orientação profissional ou espiritual.
Bons pensamentos nos trarão cosias boas pela Lei de Afinidade e Atração.
Não é um trabalho rápido normalmente, mas muito eficiente para sermos felizes.
Nós costumamos pensar mal de nós e das situações, isso é chamado de pessimismo, pois o pensamento ruim vai para muitas áreas.
Mas pensarmos coisas ruins desnecessárias não é a única forma de sofrimento, muitos vem do ego, do orgulho, vaidade, cobiça, apego as coisas ilusórias, ganancia e etc.
A conscientização é importante para reconhecermos nosso ego, assim como os pensamentos ilusórios que são ruins e nos põe para baixo, mas existem pensamentos aparentemente bons que também trazem infelicidade, que é sofrimento, que nos prendem a pessoas, situações ou outras coisas que nos fazem mal.
Conscientização é sabedoria, e o autoconhecimento é necessário.
Aqui no site, na nossa seção de práticas, quase todas elas são focadas no autoconhecimento, e destacamos as com mandalas, que gostamos muito, e é muito grande, e também as com Pedras ou Cristais, que são muito cômodas.

 

Alguns Destaques: